Rodrigo Pederneiras

Coreografia

Informações

  • Nome completo Rodrigo Pederneiras
  • Ano de nascimento 1955
  • Local de nascimento Belo Horizonte

Bio

Nasceu em 1955 em Belo Horizonte, o quarto filho de Manoel de Carvalho Barbosa e Isabel Pederneiras Barbosa, uma famíla de 6 irmãos: Zé Luis, Paulo, Pedro, Miriam e Marisa. Moravam na casa número 66 da Rua Barão de Lucena, na Serra, onde futuramente viria a ser a sede do Grupo Corpo.

Despertou interesse pela dança ao ver a irmã, Miriam, dançar. Ganhou bolsa de estudos na academia Marilene Martins, onde iniciou os estudos em dança. Nos anos 70, conheceu o coreógrafo argentino Oscar Araiz, que o convidou a integrar seu grupo, em 1974, Rodrigo tinha apenas 19 anos. Morou na Argentina e, pouco depois, foi chamado para interpretar o espetáculo Agitor Lucens V. Porém, este foi o último espetáculo do grupo. A companhia de Araiz se desfez e Rodrigo voltou ao Brasil.

Fundou em 1975 o Grupo Corpo em Belo Horizonte com seus cinco irmãos e Hugo Travers. Usaram a casa da família como sede e centro cultural, que durante o dia funcionava como escola e à noite era usada para ensaios. No ano seguinte, estreou a primeira criação do grupo Maria Maria, com músicas de Milton Nascimento, como bailarino, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Só assumiu a companhia em 1981. Sua primeira criação no grupo foi “Cantares”, em 1978.

Já coreografou para o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Balé do Teatro Guaíra, o Balé da Cidade de São Paulo e a Companhia de Dança de Minas Gerais. Fora do Brasil: Companhia da Deutsche Oper Berlin (Alemanha), Gulbenkian (Portugal), Les Ballets Jazz de Montréal (Canadá), Stadttheater Saint Gallen (Suíça) e Opéra du Rhin (França).

x