Décio Otero

Diretor, Coreógrafo

Informações

  • Nome completo Décio Otero
  • Local de nascimento Ubá - MG
Social:

Bio

Décio Otero nasceu na cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Em 1951 inicia seus estudos de dança com Carlos Leite no Ballet de Minas Gerais, onde dança O Espectro da Rosa, Folhas de Outono, Les Sylphides e Love Letters.

Em 1956 ingressa no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro trabalhando com Tatiana Leskova, Maryla Gremo, Eugênia Feodorova, Denis Gray, Helba Nogueira, Leonide Massine, Willham Dollar, Vaslav Veltchek, Harald Lander e Nina Verchinina. Em 1959 recebe da ABCT o prêmio de Bailarino Revelação por sua atuação no pas de deux do Cisne Negro. Em 1964, é convidado para integrar o corpo de baile do Grand Théâtre de Genève, na Suíça e, então, estende-se a carreira internacional como bailarino. Em 1970 retorna ao Brasil e no ano seguinte, junto a Marika Gidali, funda o “Ballet Stagium” onde segue uma profícua trajetória como coreógrafo e diretor.

É autor dos livros: “Stagium, as paixões da dança” (Editora Hucitec) e “Marika Gidali – singular e plural” (Editora Senac). Coreografou mais de 100 obras do repertório da companhia, também tendo atuado em criações de dança para peças de teatro e ópera.

No Sesc TV

Assista Agora

trailers
x

Figuras e Vozes

Diretor, Coreógrafo

Bossa Nova

Kuarup, ou a questão do índio - Editado

x