Alavancas e Dobradiças

Célia Gouvea |
Rating:
0/10
0
Foto: Alex Ribeiro - Visor Mágico

Informações

Sobre o Espetáculo

“Alavancas e Dobradiças”, recente peça de dança de Célia Gouvea, vem reforçar sua importante trajetória com a dança, o movimento e a cena.

Com extensa experiência e fértil formação, seus 50 anos de carreira trazem ao público “Alavancas e Dobradiças”, produção concebida em 2014, em tom confessional, no qual textos, gestos, movimentos e sequências são lembranças cartografadas desse universo de conhecimento artístico, aqui em forma de memória viva.

“O que é a dança para você?” é o ponto de partida, bem como um elemento cênico compartilhado com o público: um arame leve, mole e flexível, que traça uma reflexão da linha do tempo na qual movimento e memória se entrelaçam.

Uma dança em 8, mudras (gestos), espirais de movimento, técnicas de formação e sequências de aula, “Alavancas e Dobradiças” tem algo de autobiográfico, ao mesmo tempo em que questiona: o que se lembra? O que permanece? O que detém a dança no corpo da artista?

Esta peça é uma aula viva de história da dança.

A cronologia não é sequencial, nem poderia servir de justificativa sobre por que algo sucedeu outro tempo, mas sim uma cronologia emotiva, uma espécie de traçado bordado de memórias dançadas.

Com um texto leve, dirigido ao público como se estivéssemos na casa da artista, nosso olhar esbarra na densidade com a qual cada gesto habita seu corpo: movimento ancorado, lembrança fugaz – mas real, ainda que tardia -, corpo que expressa sua história abrindo os braços para ela. A peça também é interativa quando, ao fim, a artista partilha com o público várias linhas do tempo e várias possíveis respostas para “o que é a dança para você?”.

Com um olhar que atravessa nosso tempo, Célia Gouvea nos dá a oportunidade de reviver décadas de histórias, referências importantes que não só a compõem, mas também a alguns de nós ou mesmo pode mostrar nossa própria história da dança, entrelaçada a tantos artistas. Quando formação, criação e pesquisa deságuam numa experiência afetiva do movimento, sabemos que estamos afirmando a importância, lugar e relação da dança com a história. É isso que esta peça nos oferece.

Recommend movies

x